Fazendo História!

De uma brincadeira que começou em 2005 quando várias amigas dos clubes CEC e CERJ resolveram escalar juntas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, chegamos hoje a esta página na Internet.

A invasão de 2005 começou porque a maioria das meninas na ocasião sempre escalava mais com grupos de homens do que de mulheres então, para comemorar o dia, resolveram ir pra parede do Cantagalo, na Lagoa, e fazer uma escalada só das meninas. Foram 9 escaladoras que se reuniram e se divertiram depois numa grande confraternização.

Você pode ver a história completa das invasões no “Livro Rosa“.

Em 2007 a escaladora Sol Dias criou a lista de discussões “Mulheres na Montanha”. Na ocasião, a lista foi criada exatamente pra tentar organizar a invasão daquele ano e foi dando tão certo que hoje a tem mais de 100 escaladoras de diversos lugares do país que trocam e-mails diariamente. 

De 2007 a 2010 o evento foi crescendo a cada ano e para que o mesmo ocorresse de forma segura e divertida, o local escolhido para a sua realização foi a Urca em virtude do número de vias de escaladas.

Em 2010 chegamos à nossa home page. Ela está só começando e vai contar com a ajuda de todas que quiserem participar.

No Nordeste, o número de mulheres que vem se envolvendo no esporte está em ascensão.

Em 2011, o evento teve a participação de 146 escaladoras e contou com a gravação de dois programas que foram ao ar na TV: o “De cara Limpa”, dia 16/07/2011 no canal Multishow com o apresentador Fernando Caruso, e “Zona de Impacto”, dia 16/04/2011 onde, durante o evento da invasão, a repórter Roberta Garcia acompanhou um dos grupos que estava indo escalar. Ainda em 2011, muitas escaladoras foram levar mantimentos para as vítimas das enchentes que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro, pois acostumadas com longas caminhadas por trilhas de difícil acesso puderam chegar em áreas mais remotas aonde os carros não conseguiam chegar, levando mantimentos, roupas, remédios e outros itens de primeira necessidade.

Em 2012, o número de participantes cresceu, chegando ao total de  198 mulheres escalando e mais todo o publico que se uniu pra confraternizar na parte da tarde.

Em todos os anos foram feitas camisetas comemorativas, sendo aperfeiçoadas a cada evento. Houve concursos para escolha dos logos e muitas participações de escaladoras de todo o Brasil.

Em 2013, mais um record – 225 mulheres compareceram ao evento!

Com um belo dia de sol, muita alegria e descontração um total de 231 mulheres assinaram, em 2014, o famoso “Livro Rosa”!

Em 2015, 10 anos depois do primeiro encontro, foram 216 mulheres que, vestidas com suas camisetas rosa, coloriram a Urca escalando, caminhando, rindo e se divertindo numa grande confraternização.

A partir de 2016 por motivos pessoais não pudemos mais organizar o evento e uma comissão formada por montanhistas de vários clubes assumiram a organização do evento anual.

Acho importante afirmar que nossa página é feita exclusivamente para divulgar os eventos de montanha, não somos uma empresa que organiza passeios, saídas para escaladas em grupo ou alguma atividade comercial.

Para esses fins, sugerimos que procurem os clubes de escaladas e montanha de sua cidade.

Participe da seção Acontece” enviando notícias que achar interessante, lançamentos, campeonatos e eventos .

Em Relatos” você pode contar uma conquista, uma escalada especial que fez ultimamente, uma nova montanha descoberta, enfim, é você quem vai fazer a história acontecer…

Quer participar? Mande sua história para mim por email, clicando aqui.

Adriana Mello
Idealização e Marketing

Pular para o conteúdo