2ª Semana Brasileira de Montanhismo – 28 de abril a 03 de maio

Montanhistas,

Esse ano o Rio de Janeiro faz 450 anos. Com isso, a FEMERJ e a CBME estão organizando a 2a Semana Brasileira de Montanhismo, cujo tema será: Rio nas Montanhas: 450 anos de história. Dentre os diversos eventos planejados, está um Festival de Curtas sobre esportes de montanha na Cidade do Rio de Janeiro, com premiação. Segue o edital abaixo para envio dos filmes.

 

RIO NAS MONTANHAS

1.    A entidade criadora e organizadora do Rio nas Montanhas: 450 anos de História (2a Semana Brasileira de Montanhismo) é a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

2.  O Festival tem como objetivo promover a produção cinematográfica de curtas sobre as montanhas da Cidade do Rio de Janeiro, com foco em esportes praticados nesse ambiente, como montanhismo e escalada. O festival visa também celebrar os 450 anos da Cidade destacando o uso recreativo e histórico das montanhas cariocas e enfatizando o papel das montanhas na construção da identidade da Cidade e do sentimento de pertencimento dos cariocas.

3.    O Rio nas Montanhas acontecerá de 28 de abril a 03 de maio de 2015, na Urca, Rio de Janeiro.

4.    O Festival de Curtas “Rio nas Montanhas” ocorrerá nos dias 01 e 02 de maio de 2015 na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro. Em caso de chuva, o mesmo será transferido para o auditório da UNIRIO.

 

FILMES

5.    Serão aceitos filmes de curta metragem (até 10 minutos de duração) produzidos em vídeo digital com o foco exclusivo na Cidade do Rio de Janeiro.

6.    Poderão ser submetidos filmes nas categorias: documentário, ficção, experimental ou animação; filmes de esporte de montanha, incluindo montanhismo, escalada e slackline, de cultura de montanha ou história do montanhismo na Cidade do Rio de Janeiro.

 

INSCRIÇÕES

7.    A inscrição do filme será gratuita.

8.    O responsável pelo filme deve acessar o site Festhome (www.festhome.com) para fazer o cadastro de seu filme; depois, deve inscrevê-lo na página do nosso Festival disponível no próprio Festhome. Basta fazer a busca pelo nome do Festival e entrar.

9.    As inscrições poderão ser feitas até 10 de março de 2014.

10. Os custos de envio do seu filme para o processo seletivo e/ou das cópias dos filmes selecionados correm por conta dos seus respectivos representantes (diretor e/ou produtor).

11. O material de divulgação (fotos, trailer e cartaz) do filme inscrito poderá ser utilizado pela FEMERJ na divulgação do evento ou do filme, no website oficial do festival ou em qualquer publicação na mídia impressa e/ou eletrônica, sem qualquer ônus.

12. A Comissão Organizadora do evento não se responsabilizará por imagens e/ou músicas de terceiros utilizadas nos trabalhos inscritos, sendo todo e qualquer ônus por problemas de direitos autorais recaindo exclusivamente sobre o diretor e/ou produtor do filme.

13. A partir do envio do filme para o festival, o responsável pelo mesmo permite sua exibição durante o Festival de Curtas “Rio nas Montanhas”.

 

PROCESSO SELETIVO

14. O resultado do processo seletivo dos trabalhos inscritos será divulgado no dia 30 de março de 2014 através site do evento, da FEMERJ e pelo e-mail do responsável pela inscrição.

15. A Comissão de Seleção será formada pela Comissão de Organização do Rio nas Montanhas.

16. Os critérios que deverão ser levados em conta no processo seletivo são:

a) A qualidade técnica e temática.

b) A adaptabilidade da produção ao perfil do evento.

c) O foco na Cidade do Rio de Janeiro.

17. A Comissão de Seleção, além de escolher os filmes que participarão do Festival, terá plena autonomia para desclassificar aqueles filmes que não atendam às exigências previstas neste regulamento.

18. Após a divulgação do resultado do processo seletivo, será solicitada uma cópia do filme no codec h264 e em resolução máxima FullHD (atenção: o arquivo a ser enviado seguirá uma série de especificações que serão detalhadas aos selecionados) a ser enviada pelo Festhome.

 

PREMIAÇÃO

19. Os filmes concorrerão ao prêmio de Melhor Filme, Prêmio “Rio nas Montanhas”.

20. O vencedor será selecionado por voto popular durante o evento.

21. O vencedor será anunciado no domingo, dia 03 de maio de 2015, antes do sorteio de brindes.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

22. Correrão por conta dos seus respectivos representantes (diretor e/ou produtor) os custos referentes ao deslocamento e hospedagem para o local do festival.

23. A FEMERJ poderá alterar, reduzir ou acrescentar as formas de inscrição previstas neste regulamento, desde que venha atender às necessidades da grade de programação, cabendo-lhe apenas a competente divulgação através de e-mail, até 30 (trinta) dias antes do início do evento.

24. Maiores informações podem ser solicitadas através do e-mail: cine@rionasmontanhas.com.br ou nos website: www.femerj.org.

25. Os casos omissos por este Regulamento serão resolvidos pela organização do evento.

 

 

A Organização