O Programa Adote uma Montanha está se unindo novamente ao Acceso PanAm na campanha “Dia da Montanha Limpa”, que tem como objetivo a promoção da conservação das montanhas através de um mutirão de limpeza de uma área de montanhismo, podendo ser uma coleta de lixo, limpeza de uma parede com pichação, limpeza de magnésio de boulders etc.

As ações ocorrerão nos dias 16 e 17 de setembro de 2017 ou alternativamente dias 23 e 24 de setembro de 2017.

Para registrar um evento, clique aqui.  Esse registro é importante para mostrarmos a força e a união dos escaladores em torno de uma causa. Levará apenas 5 minutos do seu tempo.

Quer saber como organizar um evento? Veja o Manual do Organizador.
Baixe o modelo de lista de presença (em .pdf) que você pode levar no dia.

Veja aqui as edições anteriores.

SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO

O que é o “Dia da Montanha Limpa”?

O Dia da Montanha Limpa é uma ação de conservação das montanhas realizada simultaneamente em diversos locais da América Latina. Sob o “guarda-chuva” do Acceso PanAm, as Organizações Locais de Escalada promovem mutirões envolvendo a comunidade local na conservação da área de escalada e montanhismo. No Brasil, a coorganizadora é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), através de seu Programa Adote uma Montanha (PAM). O Dia da Montanha Limpa faz parte da campanha A Limpiar Nuestras Montañas, do Acceso PanAm.

Quais são os objetivos do “Dia da Montanha Limpa”?

O objetivo da campanha é a promoção da conservação das montanhas através de um mutirão de limpeza de uma área de montanhismo, podendo ser uma coleta de resíduos, remoção de pichação, limpeza de magnésio de boulders, etc.

Além disso, agregam-se outros objetivos:

  • Promover a conservação das áreas de montanhismo;
  • Congregar a comunidade de escalada e montanhismo;
  • Promover uma educação de quem são os montanhistas, escaladores, o que é o montanhismo e a importância das montanhas;
  • Permitir que os escaladores e montanhistas “retribuam” um pouco do que recebem das montanhas.