Homenagem à Adri no instagram da FEEMERJ – @feemerj  em 15 de março de 2024

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (@feemerj)

Adriana Mello prefere os bastidores: sempre esteve envolvida em um milhão de coisas sem nunca apontar os holofotes pra si – você pode não saber, mas muita coisa no montanhismo carioca tem o seu toque dedicado e atento.

Montanhista que leva a sério a máxima “o melhor escalador é o que mais se diverte” sempre motivou todos ao seu redor, escutou lamúrias, deu conselhos e puxões de orelha. Quem ainda não teve a oportunidade de escalar ao seu lado, está perdendo a chance de muitas risadas e aventuras.

Adriana é a idealizadora da Invasão Feminina, iniciada em 2005, com um encontro de amigas no Morro do Cantagalo para escalar no Dia Internacional da Mulher. Em seguida virou o “Tititi no Babilônia” e a cada ano foi reunindo mais e mais adeptas na Urca, fortalecendo assim o esporte entre as mulheres que o praticam. Adri, como é chamada pelos amigos, organizou o evento até o ano de 2015 e, em 2016, uma comissão formada por montanhistas de vários clubes assumiu a organização do evento. Apesar de não ser mais a responsável pela IF, Adri está sempre apoiando e prestigiando o evento.

Criadora e mantenedora do site “Mulheres na Montanha”, página que conta a história do evento e divulga suas edições anuais, além de reunir um acervo de imagens e entrevistas com uma diversidade de mulheres montanhistas. O site é um dos pioneiros sobre a atuação das mulheres no montanhismo, mas também divulga matérias e acontecimentos sobre o montanhismo em geral.

Adriana Mello trabalhou pelo montanhismo em diversas frentes: desde as institucionais (foi do Conselho Fiscal e da diretoria da FEEMERJ), até a realização de festas, eventos e campeonatos.

Quem escala atualmente pode não imaginar como era difícil mulheres guiando uma cordada há 20 anos atrás e, mesmo não sendo seu lado preferido da corda, Adri tomava a dianteira levando muitas mulheres e homens para escalar.

Essa é Adriana Mello: uma força aglutinadora de pessoas, um coração gigante que forma grupos e laços que se fortalecem dia após dia.

Obrigada Adri por toda contribuição ao nosso esporte, à Federação e por nos lembrar sempre que juntos somos muito mais fortes e que podemos nos divertir muito nesse caminho!