I Jornada Científica de Montanhismo – 15 a 17 de fevereiro

Iniciando as comemorações do Ano do Centenário no CEB, de 15 a 17 de fevereiro será realizada a Primeira Jornada Científica de Montanhismo.

Um evento pioneiro que irá abordar de forma diferente temas essenciais à prática do esporte.

Três dias de palestras com o objetivo de aprofundar temáticas intimamente ligadas ao esporte nas montanhas

A I Jornada Científica de Montanhismo será realizada entre os dias 15 e 17 de Fevereiro. No dia 15, o evento acontecerá na sede do CEB – Centro Excursionista Brasileiro, a partir das 18h.  Nos dias 16 e 17 de fevereiro (sábado e domingo, respectivamente) o evento acontecerá na Galeria Scenarium – na rua do Lavradio – a partir das 8h da manhã. Essa primeira edição faz parte de uma série de comemorações do centenário do CEB – que completa, em novembro de 2019, cem anos de atividades ininterruptas.

Neste ano de 2019, o Centro Excursionista Brasileiro (CEB) completará cem anos de existência, sendo o clube de montanhismo mais antigo do Brasil, com mais de 400 sócios ativos. Nos preparativos para celebrar essa data tão especial e captarmos recursos, a I Jornada Científica de Montanhismo é uma das atividades que agregará esse complexo de comemorações.. O Clube está  produzindo um livro sobre o centenário, com fatos, conquistas e feitos históricos desses últimos cem anos – imortalizando a história do montanhismo do Brasil.

Como daremos início às comemorações do centenário, não podíamos deixar de realizar algo inovador para o montanhismo brasileiro, promovendo um evento de caráter essencialmente técnico, prático e acadêmico, abarcando temas de extrema importância para os praticantes do esporte. Temos como propósito contribuir para a formação de montanhistas mais conscientes e melhor preparados para a prática da atividade.

O Brasil é um país repleto de atrativos naturais e cenários de tirar o fôlego. Com isso, a prática da atividade de montanhismo vem ganhando, cada vez mais, destaque e adeptos em todo o país. Neste contexto, a cidade do Rio de Janeiro se destaca também neste tipo de atividade esportiva, uma vez que, com as suas cadeias montanhosas deslumbrantes e acessíveis – tais como a Serra dos Órgãos, Serra do Mar e da Mantiqueira – é propícia para quem deseja se exercitar em meio a natureza, vendo o mundo do alto e, de quebra, também poder cuidar da saúde. Não é à toa que o Rio de Janeiro é o estado que possui o maior número de clubes de montanhismo no Brasil, além de também sediar a Federação de Esportes de Montanha.

Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, a I Jornada Científica de Montanhismo aprofundará discussões temáticas intimamente ligadas a essa modalidade de esporte. Temos presenças confirmadas de diversos especialistas e montanhistas experientes, que compartilharão, de forma técnica e prática, seus conhecimentos em: primeiros socorros, resgate, orientação e navegação, nutrição, meteorologia e equipamentos.

Para quem tiver interesse e deseja expor também trabalhos científicos que dialogam com as temáticas das mesas, haverá uma exposição para divulgar esses estudos, junto aos seus respectivos pesquisadores. Está interessado em participar expondo algo? As inscrições vão até o dia 30 de janeiro de 2019. Entre em contato através do email 1jornadademontanha@gmail.com e mande sua proposta!

Programação

15 FEV 2019

Local: Sede Centro Excursionista Brasileiro (CEB)Horário: 18h às 22h
(Avenida Almirante Barroso, 2 / 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ)

– Abertura do Evento
– Palestra: “Práticas de Mínimo impacto”
Aliciane Peixoto (Engenheira Ambiental especializada em Gestão e Técnicas de Saneamento – ENSP Fiocruz – Gerente do Engenheiros sem Fronteiras do RJ – CEL)
– Palestra: “Ética no montanhismo”
Carla Milioni (Advogada ambiental – Ex-diretora de meio ambiente FEMERJ – CEC)
Coquetel de Boas-vindas 

16 FEV 2019

Horário: 8h às 18h 15 FEV 2019
Local: Galeria Scenarium
(Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro -RJ)
– Tema:  “Meteorologia e o Montanhismo”
Ana Cristina Pinto de Almeida Palmeira (Doutora em Meteorologia – UFRJ)
– Tema: “Orientação e Navegação” com tópicos sobre GPS e SPOT
Antônio Calvo (Armazém Aventura – Instrutor da Outward Bound Brasil), Juliane Christine Silveira (Engenheira Cartógrafa – IBGE) Representante da SPOT Brasil
– Tema:  “Equipamentos”
Pedro Lacaz Amaral (Gear Tips – Deuter Brasil)
– Confraternização (18h00 – 22h00)

17 FEV 2019

Horário: 8h às 17h 
Local: Galeria Scenarium
(Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro -RJ)
– Tema: “Resgate e Primeiros Socorros”
Paulo Henrique “Blokinho” (Ultra Climber Treinamentos – CEC)
– Tema:  “Preparação Física para o Montanhismo”
Anderson Brandão (Preparador Físico – AB Saúde – CERJ)
– Tema: “Nutrição e Montanhismo”
Chris Rodrigues (Nutricionista esportiva)
– Encerramento do Evento (17h)

Contatos
Site: https://jornadademontanhismo.wordpress.com/
E-mail: 1jornadademontanha@gmail.com

 

Clique aqui {+} para acessar o evento no Facebook!

Posted in: