Meio Ambiente ou Ambiente Inteiro?

 

Quem convive com a natureza, seja por lazer, contemplação, esporte, trabalho ou simplesmente para manter os níveis de endorfina em alta, tem percebido mudanças significativas no meio ambiente. Muitas dessas mudanças são atribuídas ao aquecimento global, às mudanças climáticas e aos altos níveis de CO2 na atmosfera.

Isso gera uma pergunta: e eu, simples montanhista, o que tenho com isso? Mesmo que sejamos os seguidores das oito regras de conduta consciente (mínimo impacto), descritas mais abaixo, ainda assim fazemos parte do problema!

De manhã cedinho, assim que abrimos os olhos, já estamos consumindo: água, energia elétrica, produtos de higiene pessoal, alimento, combustível, mais energia elétrica, mais água, mais papel, papel novamente, roupas, mais alimento, e por aí vai ao longo do dia.

E o lixo que geramos com esse consumo todo? O que você faz com o seu lixo? Ah, você o coloca na lata do lixo, ensacadinho e separado para a reciclagem, não é? A partir daí o problema passa a ser da companhia de limpeza que o recolhe. O lixo some da nossa vista, até que consigamos a nossa nova montanha de lixo diário!

A essa altura você se pergunta por quê deveria continuar a ler esse blá-blá-blá. Mas, você vai querer saber onde esse papo, que está quase um lixo, vai parar, não é?

Pois o lixo é resultado de consumo. O que consumimos está ajudando a acelerar o aquecimento global, as mudanças climáticas e o aumento de CO2 na atmosfera.

Faça um planejamento de suas compras. Pratique os R’s – Reciclar, Reduzir, Reaproveitar, Recusar, Repensar. Deixe o carro em casa, vez ou outra. Promova o transporte solidário. Prefira alimentos orgânicos e alimentos produzidos localmente. Apague a luz durante o dia, abra as janelas e feche as torneiras para escovar os dentes. Pratique estes e mais uma infinidade de hábitos saudáveis que ajudarão a salvar o nosso planeta, a tempo de salvar a nós mesmos!

Saudações ecológicas!
Vânia Stolze

Conduta Consciente em Ambientes Naturais
1- Planejamento é fundamental
2- Você é responsável por sua segurança
3- Cuide das trilhas e dos locais de acampamento
4- Traga seu lixo de volta
5- Deixe cada coisa em seu lugar
6- Não faça fogueira
7- Respeite os animais e as plantas
8- Seja cortês com os outros visitantes

Posted in:

10 Comentários

  1. Vânia, eu também adorei o texto, muito obrigada por participar e ajudar na nossa página com este assunto tão importante!!!
    Meninas, vamos construir um mundo melhor!!!!

  2. Então meninas……
    Os meninos podem se manifesta…???

    Outra coisa legal de se pensar relativo ao lixo quando saímos pra esses “espaços” que chamamos de Ambiente Natural é que e tudo que a gente leva, devemos trazer de volta.
    Então quando formos às compras antes daquela roubada devemos buscar os produtos que gerem menos lixo possível, que não venha em embalem dentro de embalageme que não sejam divididos em partes menores.
    Sua coluna agradece e o meio ambiente também!!!!

    Quando eu vou ficar muito tempo em um mesmo local, por exemplo, em um acampamento base (Frey, Arenales) a melhor compra certamente é o a granel. Não vem em embalem, eu compra a quantidade que supra meu tempo no lugar e produzo menos lixo.
    No lugar de comprar dois potes de Doce de Leite (uhhh delicia) de 200 gramas compro logo um pote de 500……
    E se sobrar, deixe em algum abrigo ou com seus colegas de montanha…. Certamente eles vão te agradecer por isso.. Só não vale deixar o pote vazio.. 😛 Doce de Leite nunca sobra!!!!

    O mais interessante é que esse comportamento cabe perfeitamente em nosso dia-a-dia.
    Boa Vânia … Vamos juntos !!! 

  3. Sou suspeita para falar, mas corujisse à parte; está ÓTIMOOOO!!! Vânia, vá em frente e continue enchendo meu coração de alegrias, por ver que VALEU A PENA! Prabéns.Beijos!!!!!!

  4. Vânia, esta bem legal. Locais para poder discutir e gerar informação sobre meio ambiente, sustentabilidade, civilidade são sempre bem vindos.

    Parabéns

  5. Arthurzim e Marco!
    Testosterona é sempre bem vinda, não é meninas?
    Vão pensando em matérias pra coluna, pois a idéia é dividir, somar e principalmente, multiplicar as questões da preservação ambiental.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *