Montanhismo que te faz mais forte

O montanhismo, como esporte ou filosofia de vida, apresenta características diferentes das demais atividades físicas. O fator principal que se destaca é a proximidade que essa atividade propicia da realidade, nos expondo a situações que nem sempre podem ser monitoradas ou previstas com antecedência.

Ao nos colocarmos diante da montanha, devemos estar preparados para lidar com os desafios que ela impõe. Algumas dicas são essenciais para quem planeja encarar sua primeira montanha e fazer dessa atividade uma melhora para sua saúde.

 

Materiais
Os equipamentos são importantíssimos para uma boa experiência e menor desgaste físico. Bons tênis e mochilas bem equipadas são essenciais para qualquer montanha.

 

Conhecimento do local e pesquisas
É muito importante conhecer bem o local antes de se dirigir a ele. Fazer uma pesquisa prévia do caminho a ser trilhado e das condições que serão enfrentadas é algo indispensável. Também é importante se inteirar das condições do trajeto no dia marcado e no tempo no local, tanto para estar pronto para as condições climáticas quanto para preparar melhor as roupas, as mochilas e os equipamentos a levar. Isso evita um desgaste desnecessário e permite que essa atividade seja desempenhada com maior satisfação e preservando a integridade física de cada praticante.

 

Parceiros
Uma das boas coisas do montanhismo, além da atividade física que ele proporciona, é o encontro com outras pessoas. Ter bons companheiros de aventura ajuda muito no psicológico de cada subida. Além de melhorar o astral, ter parceiros é uma ótima forma de precaução em caso de acidentes e imprevistos. O suporte dado por um companheiro de montanhismo torna o desgaste físico menor e a atividade menos desgastante.

 

 

Respeito pela natureza e suprimentos
No caso do montanhismo, precaução nunca é demais. Estar sempre preparado com recursos necessários é importantíssimo para garantir uma boa experiência. O respeito pela natureza, além da consciência ecológica, é entender os limites da sua presença naquele local e como se adequar às condições que o ambiente exige.

 

Alimentação e treinamento
Preparo físico e alimentação adequadas podem evitar muitos problemas e, mais do que isso, produzir resultados no cotidiano. Escolher os alimentos certos para levar e comer bem antes de uma atividade são essenciais. O treinamento prévio e condicionamento físico auxiliam na prática e geram resultados profundos posteriores.

O montanhismo, como atividade, traz diversas melhorias para a vida cotidiana de cada um. Por isso, é importante entender e obedecer seus limites corporais para que esse progresso e melhora sejam sentidos na vida. As experiências dessa prática, dessa forma, se estenderão para muito além do topo da montanha.

 

Por: Rafaela Pietra

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *