O espaço foi pequeno para acomodar os montanhistas que comparecerem ontem em massa para assistir à palestra “Mulheres Brasileiras na Montanha”, dada por Rosângela Gelly no evento “Papo de Montanha”, do Clube Excursionista Light, neste dia 28 de julho.
A noite foi aberta por Adriana Mello, que ajudou a organizar o encontro. Adriana falou sobre o site “Mulheres na Montanha” e mostrou um vídeo-clipe com fotos das escaladoras da página.
Numa apresentação descontraída, enriquecida por slides, fotos e lembranças pessoais, Rosangela Gelly teceu um panorama da participação feminina no montanhismo, do século passado aos dias de hoje. Não faltaram histórias e fatos interessantes. Para os presentes, foi uma oportunidade para conhecer um pouco sobre as corajosas mulheres que se aventuraram na escalada, numa época em que o esporte era predominantemente masculino.
No final da palestra, Rosangela prestou uma homenagem a várias montanhistas que se destacaram ou contribuíram para marcar a presença feminina na montanha. Algumas das homenageadas estavam presentes – como Teresa Aragão, Denise Emmer, Jussara Nery, Marina Mello.
Fechando o evento Patrícia Mattos nos deu um panorama geral sobre a escalada esportiva, indoor e as competições nessa área.
Uma noite super agradáve!
Abaixo, algumas fotos do evento – clique para ampliar.