Frequentemente observamos situações indesejadas causadas por falha na comunicação entre pessoas. Alguém diz uma coisa e o ouvinte entende outra. Daí para o erro, desentendimento, estranhamento, confusão ou acidente é um passo.

Falhas de entendimento ocorrem em diversas situações. No ambiente de trabalho, no namoro, entre amigos. Algumas são pouco relevantes e contornadas enquanto outras deixam consequências irreversíveis.

Na escalada uma falha de comunicação pode se transformar em acidente. Imagine a cena: o guia está tenso em um lance arriscado e bem acima da última proteção, sentindo o arrasto da corda, enquanto o segurador, sem contato visual, mantém a corda justa. O guia, tremendo e suando, grita: – Libera! O segurador desarma a segurança e grita: – Corda livre!

Como reduzir o risco de acidentes causados por falhas na comunicação entre escaladores?

Como aumentar a eficácia da comunicação nessa situação?

Uma pesquisa online sobre o assunto recebeu mais de 500 respostas de escaladores diversos e foi tratada pelo fonoaudiólogo Marcio Moreira e pelo escalador Claudney Neves. O resultado desse trabalho será apresentado pelos dois e discutido por nós no Papo de Montanha de novembro de 2014.

Participe. O Papo é franco e quem não se comunica direito pode se trumbicar!

​PALESTRANTES: Márcio Moreira e Claudney Neves
QUANDO: Terça, dia 18 de novembro, às 20h
LOCAL: Clube Excursionista Light, Av. Marechal Floriano 199/501, Centro do Rio de Janeiro

 

Para saber mais sobre o evento, clique aqui {+}