Atividades de montanha são, em grande parte, feitas por mais de uma pessoa, tornando-se atividades sociais. Duplas de cordadas de escalada e grupos de caminhada e canionismo são frequentes. É comum a existência de um ou mais guias nesses grupos e duplas e muitas vezes esses guias são voluntários em atividades não lucrativas.

É depositado nos guias um sentimento de confiança, visto que o guia assume responsabilidades sobre seus participantes, fazendo análises e tomando decisões antes e durante a atividade, que impactam no bem estar, na segurança e na qualidade geral da experiência.

Mas, para isso, que conhecimentos um guia de montanha deve ter, e como ele os apreende?

O que a comunidade montanhista pensa, fala e escreve a esse respeito?

Como as organizações relacionadas ao montanhismo influenciam esse aprendizado?

Guilherme Silva, guia de escaladas do CEL, vai apresentar algumas iniciativas da comunidade nacional e internacional sobre a formação de guia voluntário. Se você é ou pretende ser um guia, ou se você pratica atividades guiadas, venha participar e trocar ideias.

O Papo é franco, a entrada também, e o aprendizado é rico.

PALESTRANTEGuilherme Silva
QUANDO: Terça, dia 1de agosto, às 20h
LOCAL: Clube Excursionista Light, Av. Marechal Floriano 199/501, Centro do Rio de Janeiro
EVENTOwww.facebook.com/events/1212737442091914/

O Papo de Montanha é um iniciativa do Clube Excursionista Light, que visa difundir conhecimento entre os montanhistas, através de um ciclo de palestras e debates. Sempre na terceira semana de cada mês.

Claudney Neves
21 99676-4450
www.facebook.com/claudney.neves
www.ideiasfotografia.com.br/
www.montanhadebrinquedo.com.br/

papo