Rio nas Montanhas – 30 anos ATM – 6 e 7 de maio

Serão oferecidos workshops de segurança destinados aos montanhistas e escaladores.

Treinamento e Autorresgate (TAR)

Datas e horários:
6 e 7 de maio, às 8h – TAR módulo 1 – Situação Resgate do Guia
6 e 7 de maio, às 14h – TAR módulo 2 – Situação Resgate do Participante

Descrição: O treinamento em autorresgate é realizado em dupla e baseia-se na simulação de um acidente em uma situação comum de escalada em rocha e o desdobramento do resgate. Serão abordados conceitos de prevenção de acidentes, incluindo planejamento e plano de contingência e procedimentos básicos em caso de acidentes numa escalada.

Técnicas de Improviso

Data e horário:
Dia 06/05, sábado, às 8h30.

Descrição: Numa escalada não é raro nos encontramos em situações inesperadas e muitas vezes não dispomos dos melhores recursos para resolver o problema. No entanto, é possível sair destas situações usando apenas os equipamentos básicos de uma escalada tradicional. Saiba como nesse workshop.

Conteúdo: Uso de mosquetões opostos, parada sequencial, parada com o coelho, parada em árvore, ascensão com fita tubular, ascensão com ATC invertido, rapel com mosquetões cruzados, rapel e segurança com UIAA e de platô.

Técnicas de Escalada em Agarrinhas

Data e horário:
Dia 07/05, domingo, às 08h30.

Descrição: Venha aprimorar sua técnica de escalada em agarrinhas e “agarrência”, o estilo predominante nas escaladas do Rio de Janeiro.

Conteúdo: Técnicas para o melhor uso dos pés e mãos para cada situação. Transferência de peso no movimento. Uso do quadril. Palma da mão invertida. Várias dicas para melhorar sua técnica.

Emergência Pré-hospitalar em Montanha

Datas, horários e temas:
Dia 06/05 – 8h:  Exame primário
Dia 06/05 – 13h: Imobilizações de improviso
Dia 07/05 – 8h: Construção de maca com poucos recursos, transporte de acidentados em maca com poucos recursos
Dia 07/05 – 13h: Prática de transporte com maca envelope.

Descrição: Dividido em partes teóricas e práticas, o curso ajuda a entender os procedimentos básicos em caso de acidente e realizar o atendimento pré-hospitalar em montanha. Serão módulos independentes, portanto pode-se fazer um sem necessariamente fazer os outros.

Para mais informações e inscrições, clique aqui!  [+]