10 filmes que tem a montanha como cenário principal

 

O montanhismo é uma temática que sempre esteve presente nas telas de cinema. Seja por meio de cenários incríveis proporcionado pela vista dos altos picos ou por aventuras contadas em históricas de escaladores e pessoas que se aventuraram por paisagens inexploradas. No Brasil, inclusive, o maior representante do gênero é a Mostra Internacional de Filmes de Montanha, que acontece desde 2001 sempre em outubro no Rio de Janeiro. O evento é um representante nacional do Banff Mountain Film Festival, que reúne as melhores obras sobre montanhismo e esportes radicais.

 

Para entrar no clima, fizemos uma lista dos melhores filmes que tem a montanha como palco principal.

Veja:

 

Brasil vertical

O curta-metragem de autoria do escalador Felipe Camargo no qual ele conta suas experiências no ano de 2012. É uma ótima oportunidade para ver em tela diversas paisagens brasileiras enfrentadas por Felipe e ainda se interessar pelas histórias de escalada dele. Disponível no YouTube, o vídeo tem bastante receptividade até internacionalmente.

 

Caminho Teixeira

Outro curta-metragem brasileiro que é uma aula de história tanto para praticantes quanto para a população em geral. Trata da conquista do Dedo de Deus, em abril de 1912, por escaladores brasileiros. O filme traz uma retrospectiva que recria com personagens esse fato, com os escaladores que lembram os pioneiros e reconstrução até mesmo do cenário da época.

 

Na Natureza Selvagem

Uma boa pedida para qualquer pessoa, mesmo quem nunca teve contato com a montanha. “Na Natureza Selvagem” conta a história real de Christopher McCandless que viajou pela América do Norte e viveu em meio a natureza intocada do Alasca no início dos anos 90. São passagens incríveis que tratam da aproximação com a natureza e o espírito humano, um filme imperdível.

 

127 horas

Outro drama biográfico, “127 horas” fala sobre a experiência extraordinária do escalador Aron Ralston, que ficou preso por 127 horas em uma pedra em Roosbers Roost, Utah, em abril de 2003. Indicado para o Oscar de melhor filme e melhor ator (James Franco), a produção conta com uma fotografia incrível dos canyons americanos e uma história de superação.

 

First Ascent

Essa é uma produção dedicada aos que já praticam o montanhismo e trata com teor mais técnico a escalada. O documentário traz depoimentos de pessoas ao redor do mundo que tentam ser os primeiros a conquistar algum pico nas mais diversas facetas do esporte.

 

The Sharp End

Mais um documentário, mas cheio de adrenalina e tensão. Nas imagens, os escaladores mais insanos que vivem situações de perigo e risco. Em várias cenas, momentos de problema durante a subida e movimentos irrepetíveis por parte desses praticantes.

 

Sete anos no Tibet

Pode não ser um filme focado na escalada de uma montanha, mas trata da história de transformação de um alpinista. Ao tentar escalar o pico Nanga Parbat, na Índia, ele fracassa e acaba tendo que fugir da captura inglesa. Buscando se refugiar, acaba chegando a Lhasa no Tibet e se tornando muito próximo de Dalai Lama e conhecendo profundamente o budismo.

 

One Run Fun

Com 5 minutos, o One Run Fun é um excelente exemplar de curtas que fazem com que você se sinta parte da prática. Filmado com uma GoPro, é um filme totalmente imagético, com uma boa sonorização. Não foi muito bem recebido pela crítica, mas é um filme muito interessante para quem está iniciando na prática do montanhismo é deseja sentir o esporte.

 

King Lines

Chris Omprakash Sharma é um dos maiores nomes do boulder. Como a prática exige muita força nas mãos e pés e um preparo físico e técnico intenso, temos a combinação exata de um filme emocionante e técnico. É uma boa pedida para quem busca outras práticas de contato com a motanha através da experiência de um esportista premiado.

 

Touching the void

É um dos filmes mais famosos sobre o tema. Trata-se de um documentário sobre os dois alpinistas que escalaram os 6.400 metros de Siula Grande, na região andina peruana. Após alcançarem o topo em apenas 3 dias, um deles é acometido por um desastre e quebra a perna direita. Sem alimentos e com o frio desumano em altitudes extremas a morte era certa, mas se transforma em uma inacreditável história de superação.

 

Valley Uprising

Ainda em produção, é uma promessa para quem se interessa pela história do esporte. Com imagens históricas e inéditas, busca contar detalhadamente a primeira escalada do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. O filme contará com entrevistas de lendas vivas da expedição e declarações com astros recentes da escalada nos Estados Unidos.

 

Por: Rafaela Pietra

Posted in: