Por ser um esporte que exige resistência, planejamento e preparo, a escalada tem diversas particularidades. Como parte de um cronograma anterior, o montanhista sabe que precisará prever algumas situações, se adequar ao ambiente e ao momento, além de se preocupar com proteção, com o clima e com a alimentação.

Para os mais experientes, é até fácil. Já se sabe que cozinhar, por exemplo, não é uma das tarefas mais simples de se fazer durante uma escalada. Por isso, veja algumas dicas de como se preparar e do que considerar primordial, principalmente para nós, mulheres.

 

Bebiba

Fique atento ao que toma. Bebidas com cafeína podem ser estimulantes, mas chás são diuréticos e farão você perder líquido com mais facilidade. O café pode ser mantido em pequenas proporções se você precisar de um pouco de estímulo, mas é preciso tomar muito cuidado porque ele pode atacar o estômago e causar mais sede. Bebidas gaseificadas não são recomentadas porque só diminuirão o seu rendimento e aumentarão muito as taxas de açúcar no sangue.

O melhor para levar é água e sucos, principalmente aqueles que contenham guaraná na fórmula, pois são boas opções para você ter uma fonte energética e matar a sede sem fazer você perder muito líquido. Isotônicos também são ótimos e práticos.

 

Alimentos

Para escalar você precisa de carboidratos, proteínas e gorduras. Então, devemos lembrar que para ter um bom desempenho no montanhismo, as pessoas precisam ter uma alimentação balanceada e não exagerar em nenhum desses três componentes.

 

As nozes, castanhas e frutas secas são uma ótima fonte energética, mas não podemos exagerar, pois esses alimentos dão sede e, para que o intestino funcione bem, você precisará ingerir uma grande quantidade de água.

Prefira o açúcar mascavo, pois contém bastante ferro. Carne de porco e molhos prontos não são boa pedida, pois tem excesso de carboidratos e sódio.

 

Comidas liofilizadas são excelentes para a escalada, pois não necessitam de refrigeração e só precisam ser hidratadas para consumo. Elas podem ser encontradas facilmente em lojas e e-commerces especializados em esportes e possuem uma grande variedade, como strogonoff de frango, purê de batatas, macarrão a bolonhesa e feijão temperado, por exemplo. Frutas e legumes também são encontrados liofilizados e são ótimos snacks.

 

 

Dê prioridade aos liofilizados e não aos desidratados, pois estes perdem muitos nutrientes no processo de desidratação. Se você não conhece o processo de liofilização, veja aqui.

 

Cuidados femininos

Uma dica para você que está naqueles dias e não quer adiar a sua tão importante escalada: existem alimentos que podem aliviar os desconfortos desse período e, ao mesmo tempo, proporcionar uma boa alimentação para você escalar com tranquilidade. Comer verduras, frutas e legumes são ótimas opções, pois eles não te deixarão sentir aquele inchaço desconfortável.

 

É bom evitar os embutidos e comidas naturalmente gordurosas porque eles aumentam a produção de hormônios. Comer chocolates, por sua vez, pode fazer bem para aliviar cólicas menstruais, principalmente os mais ricos em cacau, pois contém substâncias que vão produzir serotonina e que farão a dor ir embora, além de dar uma sensação de prazer. O chocolate também na quantidade adequada da energia e disposição ao corpo.

Lembrando que é legal dar preferências aos alimentos que não são perecíveis e são de armazenamento simples, mesmo para escaladas mais curtas e rápidas. As mulheres também devem optar por roupas confortáveis, sutiãs que proporcionam segurança, bonés para os dias ensolarados e sapatos específicos.

 

O que levar na mochila

Dependendo do tempo que você for ficar, se a escalada vai se estender para um camping ou se você vai enfrentar mais algumas trilhas e rotas, o ideal é ter na mochila pouco peso, mas tudo o que for necessário e imprescindivel. Veja algumas dicas do que pode ser levados para a alimentação numa escalada de um dia:

– Pães;
– Queijos pouco calóricos;
– Nozes e castanhas;
– Chocolate 70% cacau;
– Frutas e vegetais liofilizados;
– Duas porções de alimento de rápido cozimento para o almoço e jantar.

Agora, é só montar um bom cronograma e se divertir.

 

Por: Rafaela Pietra