Chapada Diamantina

 

Para não deixar de aproveitar: Conheça lugares ideais para escalar no verão

 

Sem dúvida, o verão é a estação do ano mais esperada pelos brasileiros. Além do calor, do sol e da praia, a natureza fica muito especial nessa época do ano. A cobertura vegetal está mais viva, colorida e exuberante. Os dias são mais longos e a luminosidade do entardecer cria cores belas que não são vistas em outras estações. E quem tem um espírito aventureiro adora desbravar as belezas naturais nessa época do ano. Para quem gosta de apreciar uma bela paisagem gratificante e ao mesmo tempo praticar um esporte exigente, a escalada é atividade ideal.

O problema é que o verão geralmente prejudica os planos desse esporte. O clima quente, úmido e abafado somado aos dias longos e, consequentemente, às altas temperaturas aumentam as probabilidades dos aventureiros encontrarem alguns entreveros nas escaladas. Já nas estações mais sóbrias, como o inverno e o outono, o clima é mais propício para a escalada. O tempo fica mais seco e o sol incide menos no território deixando os dias mais curtos e frescos. E isso gera maior aderência aos paredões e, por conta do clima, mais disposição para o escalador.

Onde escalar, então?

Existem alguns destinos dentro do território brasileiro que podem ser explorados neste verão com menores chances de imprevistos desagradáveis que possam prejudicar o rendimento do esporte. O Nordeste é uma boa pedida, a época das chuvas dessa região acontece mais próxima de março, então no alto verão não haverá problemas com a umidade. Apesar de o calor ser intenso, existe a possibilidade de escalar entre dois paredões, o que protege a região dos raios fortes do sol e faz com que o esportista se aventure numa grande sombra. Um lugar ideal que une as duas condições citadas é a Chapada Diamantina, situada no centro da Bahia.

 


Chapada Diamantina

 

Com vias de 3c a 9c, o local é ideal para escalada ao estilo tradicional, esportiva e boulder. Uma das principais atrações do destino são as possibilidades de escalada nas cachoeiras, além das mais de 60 opções para escalada esportiva.

Dentre as montanhas e vias mais famosas, temos o Pai Inácio, o Morro do Beco e o São Pedro.

As regiões sul e sudeste, pelo fato de terem seus verões bem úmidos, não são uma boa sugestão. Mas, algumas regiões do Paraná, especificamente, têm regiões favoráveis para o esporte. São Luiz do Purunã é um exemplo. Por conta da altitude, é uma região mais fresca e conta com vias repletas de vegetação, logo, muita sombra. E a disposição geológica também é favorável, ela cobre os paredões como se fosse um telhado e protege o escalador das chuvas.

 


São Luiz do Purunã

 

Famosa pelo seu excepcional arenito, São Luiz concentra cinco setores recheados de vias prontas para uma boa escalada. O lugar é famoso por ter as vias mais difíceis do Paraná, entre 7c e 10c, ideais para escaladores experientes que buscam novos desafios.

Lembrando que é preciso tomar cuidado e dispor de um bom equipamento.  É importante uma sapatilha que dê segurança e aderência para o escalador, mosquetões, cordas confiáveis, pó de magnésio, capacete e uma mochila de qualidade para carregar esses equipamentos para que a caminhada até o local de escalada não desgaste muito.

É preciso fazer aquecimentos e estar bem preparado, além de ser muito importante ter uma alimentação equilibrada e ter acompanhamento com um nutricionista. Isso tudo fará da sua escalada segura, gratificante e muito saudável.

 

Por: Rafaela Pietra

 


São Luiz do Purunã