Luzzone, a parede de escalada mais alta do mundo

Para quem gosta de praticar escalada em paredes, esta é um grande desafio – literalmente. A Diga di Luzzone nada mais é que a parade da represa que forma esse lago, em Ticino, nos alpes suiços. Com mais de 165 metros de altura, ela foi criada nos anos 90 pelos escaladores locais, que viram uma grande oportunidade no monumento, trazendo muitos turistas para a região. Ela não é recomendada para iniciantes.

 


fonte: Plattens/Wikimedia Commons

 

A vista do local é linda, mas o esportista não  tem muito tempo para a admirar. Chamada de o “Everest das paredes artificiais”, Luzzone precisa de toda a atenção possível para ser completada. Possui 650 ganchos, que são iniciados a vários métros do chão, fazendo com que a parede só possa ser acessada com escadas, por questões de segurança.

 

Para aqueles que topam a aventura, são cobrados 20 francos suíços (aproximadamente 50 reais) para fazer a escalada e há uma parada obrigatória no meio do caminho. Este vídeo dá uma bela noção do que é o desafio:

 

 

Melhor começar por algo mais fácil né? Afinal, de nada adianta comprar seus materiais de montanhismo e escalada se você ainda não aprendeu o básico.

 

Por: Rafaela Pietra

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *