Abertura da temporada de Montanhismo de Petrópolis – 14 e 15 de abril

 

ATM 2012 Petrópolis – Dias 14 e 15 de abril – Palácio de Cristal

O mês de Abril marca o início da temporada anual das atividades turísticas e esportivas em ambiente montanha.

Petrópolis possui vasta beleza natural, constituída de cumes de montanhas, paredes rochosas, rios, cachoeiras e demais ecossistemas onde há reconhecidamente trilhas, caminhos, travessias e escaladas, de grande relevância para a sociedade praticante dos esportes ligados diretamente aos ambientes naturais;

A realização desse evento visa, além de divulgar a cidade de Petrópolis, promover as melhores práticas do montanhismo nacional com a divulgação de informações importantes para a prática segura e ecologicamente correta.

Esse evento é uma realização do Centro Excursionista Petropolitano (CEP), da Prefeitura Municipal de Petrópolis e da Federação demontanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ). Com base no Decreto municipal Nº 283 que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo.

O dia 07 de agosto de 2010 foi uma data histórica para o montanhismo Petropolitano, nela o prefeito da cidade de Petrópolis, assinou o decreto municipal nº 283 que cria o “Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo”.

O programa tem cinco objetivos:
• Mapear as áreas de interesse para a prática do esporte na cidade;
• Identificar as condições de acessos às áreas de interesse para a prática da modalidade
• Adotar as medidas para garantir o acesso livre às áreas de interesse para o montanhismo;
• Caracterizar os problemas ambientais das áreas de interesse para a prática do esporte e propor soluções para evitá-los ou mitigá-los;
• Apoiar outras iniciativas de apoio e divulgação à prática do montanhismo em todo o território municipal.

Após este levantamento poderá ser assinado o Termo de Cooperação Técnica para execução do programa de forma participativa e integrada pela Prefeitura Municipal da Cidade de Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo o CEP (centro Excursionista Petropolitano) e pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

Ainda no decreto, o prefeito determinou que a Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM) está incluída no Calendário de Eventos Oficiais da Cidade de Petrópolis já com data para ser realizada, sempre no meados de abril, no Palácio de cristal, Centro.

Na ATM, montanhistas do Brasil inteiro e a população local confraternizam-se e também celebram o inicio da temporada para a prática do montanhismo.

A prefeitura da Cidade de Petrópolis, reconhecendo a importância deste evento, incluiu a ATM no Calendário Oficial da Cidade de Petrópolis.

 

P R O G R A M A Ç Ã O

Montanhismo é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada. É considerado, atualmente, um esporte de aventura. O berço do montanhismo, como é conhecido atualmente, é a cordilheira dos Alpes, na Europa, pelo que o termo alpinismo se popularizou como sinônimo de montanhismo, mas, a rigor, aplica-se apenas ao montanhismo praticado nos Alpes.

A Escalada é uma técnica desportiva, por vezes empregue no montanhismo, cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas.

O mais importante é que a escalada é um esporte considerado de risco, portanto o conhecimento das técnicas de escalada é obrigatório a todos que desejam praticá-lo, dando preferência para cursos homologados pelas associações ou federações de montanhismo (ex.: CBME, FEMERJ, Centros Excursionistas).

O Evento ATM celebra o montanhismo e os montanhistas, e conta com a participação do centro excursionista Petropolitano, da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de janeiro e de órgãos públicos, tais como Instituto Estadual do Ambiente (iNEA-RJ), instituto Chico Mendes de Convervação e Biodiversidade (ICMBIO), Corpo de Bombeiro, Exercíto, Grupo de Escoteiros e outros expositores…

O objetivo do evento é promover e divulgar o montanhismo seguro e consciente na cidade de Petrópolis, que possui diversas e lindas montanhas.

Nesse ano, 2012, homenagearemos a conquista do DEDO de DEUS, que completa 100 anos.

A conquista do Dedo de Deus representou um marco glorioso na história do montanhismo brasileiro.

Liderados pelo ferreiro de Teresópolis Teixeira Guimarães, os irmãos Alexandre, Américo e Acácio de Oliveira, juntamente com Raul Carneiro, galgaram o gigante de granito.

No dia 3 de abril de 1912, o grupo partia para seu memorável feito. Com ajuda de pesadas cordas de sisal, bambus e ferragens, os diversos obstáculos foram, dia após dia, ultrapassados. Coragem, determinação e muita cooperação evidenciaram-se como qualidades imprescindíveis para subjugar o perigo, o cansaço, o frio e as condições adversas com que se defrontavam. Paredões abruptos, chaminés (fendas na rocha) estreitas, passagens sobre abismos, tudo foi aos poucos superado, graças ao arrojo e espírito de equipe dos cincos companheiros.  Finalmente no sétimo dia – 9 de abril de 1912 às 17h – o grupo atingia o cume da montanha. Tomados por intensa emoção abraçaram-se com alegria e desfraldaram a nossa bandeira, ao mesmo tempo em que eram saudados à distância pelos que os acompanhavam de binóculos e lunetas. No retorno, foram merecidamente recebidos como verdadeiros heróis pelo povo de Teresópolis. O caminho idealizado por Teixeira, e que mais tarde recebeu o seu próprio nome, constitui, ainda hoje, uma importante via de acesso ao cume do imponente penhasco. Nos dias seguintes, a notícia do afundamento do Titanic dividiria as atenções do público da época, que se emocionava com o que estava acontecendo no mundo. E a primeira escalada do Dedo de Deus, foi, de fato, uma grande realização montanhística.

Fica aqui nossa homenagem aos heróicos pioneiros, que em 1912 venceram indômitos os 1692 metros do Dedo de Deus.

Clique aqui {+} para baixar o release.

 

Contato e mais informações:
9279-5521 ou  juliankronenberger@yahoo.com.br
Julian Kronenberger
Coordenador da ATM 2012 Petrópolis

CENTRO EXCURSIONISTA PETROPOLITANO
Fundado em 15 de maio de 1958
Rua Irmãos D’Ângelo, 39 / sl. 5 – Centro
Petrópolis – RJ – CEP 25655-330
De Utilidade Pública – Sede Própria