Apoie a SBM e demonstre sua paixão pelas montanhas!

 

De 23 de abril a 1º de maio vai acontecer a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo (SBM), na cidade do Rio de Janeiro. Por meio de uma série de eventos no Bairro da Urca, a Semana tem como principal objetivo organizar o futuro do montanhismo e da escalada no país, promovendo o uso responsável das montanhas.

Contamos com sua ajuda para colocar de pé as propostas da Semana, seja você um escalador, montanhista ou admirador da natureza, o sucesso da Semana depende de você!

Agindo em nosso favor. Vários assuntos importantes que tanto afetam a nossa atividade e as montanhas serão tratados na Semana, como o sério problema de acesso às áreas de montanha.

Uma série de ações em curso em várias instâncias pode comprometer a cultura do montanhismo tradicional e a própria existência da escalada como a conhecemos no Brasil. Exemplos:

Diversas áreas de montanhismo estão fechadas ou apresentam restrições de acesso, como a Pedra Azul (ES), o Parque do Poeta (PB) e o Caraça (MG).

Projetos de leis circulam em diversos estados do Brasil. Se aprovados, podem obrigar os montanhistas a obterem autorização com os bombeiros para a prática esportiva, e trazem de volta a ameaça do guia obrigatório (no Paraná, este projeto já é lei).

O conhecimento tradicional do montanhismo tem sido apropriado por instituições estranhas ao meio, como a ABNT, para impor e ditar normas e práticas de montanhismo.

Ainda existem Unidades de Conservação no Brasil onde é proibida a prática da escalada.

O que você pode fazer, além de participar in-loco das discussões? Apoie financeiramente o evento! Ajude-nos a construir uma atividade responsável e a promover a conservação das montanhas. Eventos que podem mudar este cenário estão sendo preparados para tornar a Semana o maior e o mais importante evento do montanhismo brasileiro.

Acesse www.semanademontanhismo.com.br para saber de todas as formas de apoio possíveis.

Atenciosamente e muito obrigado!

CBME