Adventure Zone – 03/2011

Invasão Feminina 2011 – Mulheres na Montanha
Por Elque Silva

 

No dia 19/03 aconteceu a Invasão Feminina do grupo Mulheres na Montanha, em um dos mais conhecidos cartões postais da cidade, o bairro da Urca.

No texto que escrevi sobre o grupo disse que faria um resumo, pois havia coisas que só se consegue transmitir participando e sentindo. Para quem não leu o post, o grupo Mulheres na Montanha, é um grupo de escaladoras que se reúnem todo mês de maio para comemorar o Dia da Mulher. Nomes de peso do esporte fazem parte desse grupo.

O grupo é formado apenas por mulheres, mas no dia da confraternização sempre estão presentes maridos, namorados, pais, filhos e amigos. Representantes de vários clubes, confederações e federações de escalada também estavam presentes.

A concentração na parte da manhã foi para as escaladas. Um grupo escalou a face norte do Pão de Açúcar e outra o Morro da Babilônia – dois pontos clássicos de escalada no Rio, com vias de diversos níveis.

O grupo não ministra, diretamente, cursos de escalada, mas no site existem links de vários clubes, confederações e federações de escalada que tem cursos com instrutores credenciados.

Nessa Invasão estavam presentes 146 mulheres, todas registradas no famoso “Livro Rosa”.

Houve homenagem e sorteio de vários brindes. A união e a integração do grupo me impressionaram.

No site www.mulheresnamontanha.com.br há um resumo assim: “De uma brincadeira que começou em 2005 quando várias amigas dos clubes CEC e CERJ resolveram escalar juntas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, chegamos hoje a esta página na Internet.

A invasão de 2005 começou porque a maioria das meninas na ocasião sempre escalava mais com grupos de homens do que de mulheres então, para comemorar o dia, resolveram ir pra parede do Cantagalo, na Lagoa, e fazer uma escalada só das meninas. Foram 9 escaladoras que se reuniram e se divertiram depois numa grande confraternização.

Em 2007 a escaladora Sol Dias criou a lista de discussões “Mulheres na Montanha”. Na ocasião, a lista foi criada exatamente pra tentar organizar a invasão daquele ano e foi dando tão certo que hoje a tem mais de 100 escaladoras de diversos lugares do país que trocam e-mails diariamente. Em 2010 chegamos à nossa home page. Ela está só começando e vai contar com a ajuda de todas que quiserem participar.”

Foi uma grande confraternização de diversas gerações. Um dia especial para reunir os amigos, fazer outros, se integrar, entrar em contato com a natureza e esquecer os problemas.

A forma como fui acolhida foi surpreendente, mesmo eu dizendo que sou da terra e não da pedra. Recebi vários convites para aprender a escalar outdoor e indoor. Estou muito propensa a aceitar !!!

Dica: querendo fazer um curso para aprender a escalar procure um instrutor/guia credenciado, pois existem muitos pseudo-instrutores no mercado pondo em risco a vida de quem os contrata.

Veja a matéria completa e as fotos no site. Clique aqui {+}

Posted in: