Foto: Arquivo pessoal, Adriana Mello

 

Considerada como a capital da aventura, além de um dos melhores lugares para escalada no Brasil, o Rio de Janeiro é cheio de atrações incríveis para quem está procurando desafios. Com mais de 400 vias de diversos graus e estilos, o Estado é um dos mais visitados por montanhistas de todo o mundo.

Seja pela excelente qualidade do granito, ideal para a modalidade de boulder, ou pelos muitos metros de paredes lisas, sob medida para as melhores enfiadas, o Rio é hoje um dos queridinhos quando o assunto é escalar. Conheça os cinco maiores (e melhores) locais para escalada na cidade maravilhosa:

 

Pão de Açúcar
Mais de 50 vias, fazem do cartão postal do Rio de Janeiro um dos lugares favoritos dos montanhistas. Em todo o complexo, formado pelo Morro da Urca, Morro do Pão de Açúcar e morro da Babilônia, é possível encarar os melhores trechos de paredes naturais. Entre as principais rotas, considerada a via mais clássica e frequentada da parede está a Via dos Italianos.

 

Foto: Arquivo pessoal, Adriana Mello

 

 

Falésia da Barrinha
No bairro da Barra da Tijuca, a Falésia da Barrinha, localizada no começo da trilha que leva à Pedra da Gávea, é considerada um dos pontos altos para a modalidade de Escalada Esportiva. Com cerca de 20 vias, em grande parte de grau 9c ou 10c, a Falésia está entre os locais mais desafiadores do Brasil. As vias Mr. Bill e Massa Crítica, ambas de grau 10c, já estiveram entre as mais difíceis do país.

 

Floresta da Tijuca
Localizada na zona norte do Estado, a Floresta da Tijuca é uma das maiores florestas urbanas do mundo, recheada de formações rochosas. Com suas diversas trilhas e vias, é um dos destinos clássicos dos montanhistas e amantes da natureza. Dentre seus principais atrativos estão o Pico da Tijuca, o Bico do Papagaio, o Andaraí Maior, a Pedra da Gávea e o Tijuca-Mirim. Por sua beleza e enormidade, é um local muito explorado também por praticantes de camping e trilhas.

 


Foto: Serra dos Orgãos – Arquivo pessoal, Adriana Mello

 

Agulha do Diabo
Com um cume de 2.050m, a Agulha do Diabo está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Considerada uma das escaladas mais bonitas do mundo. Para se chegar a sua base os montanhistas percorrem uma trilha cheia de paradas com vistas espetaculares do Pico do Ovo e do Gigante.

 

Dedo de Deus
Ainda no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com um pico de 1.692m, o Dedo de Deus se localiza entre as cidades de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis. É um dos mais emblemáticos locais para alpinismo no país, intimamente ligado as conquistas históricas da escalada e de uma enorme beleza.

 

Por: Rafaela Pietra